Palestrantes

Claudia-Grangeiro_ok

CLAUDIA GRANGEIRO

Arquiteta e Urbanista, pela UFRJ, foi responsável pela área de mobiliário urbano do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos por mais de 17 anos. Em destaque o trabalho para realização da licitação internacional de concessão do mobiliário urbano e para a concepção da concorrência para o sistema de bicicletas públicas de aluguel. Coordenou uma série de projetos de intervenções pontuais na zona turística do Rio de Janeiro e foi membro do Comitê Gestor da Paisagem Cultural Carioca. Atualmente trabalha na Empresa Olímpica Municipal, como assessora de zonas olímpicas, na preparação para o Rio 2016.

Deodato-Ramalho---OK-

DEODATO RAMALHO

Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Deodato Ramalho atuou, entre 1994 e 1997, como conselheiro e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, e no triênio 2003/2006, ocupou o cargo de vice-presidente da OAB/CE. Foi Secretário do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza, de 2009 a 2012. Deodato Ramalho é autor do Projeto de Lei 15/2013, conhecido como a “Lei Cidade Limpa” de Fortaleza. Inspirada na lei existente no município de São Paulo, a proposta foi adaptada para a realidade local. O projeto chegou a ser aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Fortaleza, mas foi vetado pela prefeitura.

Diana-Wiesner---OK

DIANA WIESNER

Fundadora e diretora da Fundación Cerros de Bogotá, e diretora da empresa Arquitectura y Paisage EU, Diana Wiesner é professora e conferencista, e atua também como membro do Consejo Consultivo de Ordenamiento de Bogotá (Conselho Consultivo do Código de Bogotá), representando organizações civis e ambientalistas. Recebeu os prêmios Acknowledgement Holcim Awards for Sustainable Construction 2008 (LA) e World Landscape Art Exposition 2013 (China). Diana Wiesner é responsável por mais de 245 hectares planejados de espaço público, 130 mil metros quadrados de desenhos arquitetônicos e 69 hectares de obras executadas em espaços públicos. Teve projeto premiado na Bienal Latino-americana de Paisagem.

Ferran---ok

FERRAN FERRER VIANA

Economista com mestrado em Urbanismo Comercial, realizado em Paris, Ferran Ferrer Viana ocupou até 2012 cargos de alta responsabilidade na Prefeitura de Barcelona. Entre 1985 e 2001, foi gerente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana e Qualidade de Vida, que preparou a cidade para os Jogos Olímpicos de 1992. Administrando centenas de patrocínios privados, recuperou os principais elementos arquitetônicos e monumentais da cidade. Atualmente, Ferran Ferrer Viana ocupa o cargo de presidente do World Trade Technical Consulting (WTTC), empresa de consultoria especializada em projetos de Gestão de Uso da Paisagem.

cara

Issao Minami

Com graduação, mestrado e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Issao Minami acumula experiência profissional e acadêmica nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Comunicação Visual Ambiental e Planejamento Urbano. Foi docente nos programas de graduação e pós-graduação da FAU-USP, onde ocupou o cargo de coordenador técnico e científico do Laboratório da Imagem Visual Urbana (LABIM). Foi Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Subprefeitura do Jabaquara, onde integrou projeto de fiscalização da paisagem urbana.

Marcelo-Palinkas---ok

MARCELO PALINKAS

Jornalista e professor universitário, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Serviços/Marketing, Marcelo Palinkas envolveu-se com a questão da Paisagem Urbana em 2010, como vereador do município de Ribeirão Preto (SP). Durante seu mandato, Marcelo Palinkas presidiu a Comissão Especial de Estudos que, sob sua coordenação, realizou inúmeros trabalhos, estudos, debates e audiências públicas que resultaram na formulação da“Lei Cidade Limpa” de Ribeirão Preto

Regina---OK

REGINA MONTEIRO

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, e especialização em Direito Urbanístico pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), além de formação como Gerente de Cidade pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), Regina Monteiro atuou de 1976 a 2012 na prefeitura de São Paulo, onde ocupou vários cargos de responsabilidade, como membro da equipe que elaborou o Código de Obras de São Paulo e Superintendente Geral de Polos Geradores de Tráfego. Ocupando os cargos de Diretora de Paisagem Urbana e Presidente da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, Regina Monteiro idealizou e formulou o projeto que resultou na “Lei Cidade Limpa” de São Paulo. Atualmente, ocupa o cargo de presidente do Instituto das Cidades.

zacan

ROBERTO ZANCAN

Roberto Zancan, PhD, é pesquisador associado, titular de uma cátedra UNESCO na Universidade Iuav (Istituto Universitario di Architettura di Venezia), em Veneza, e é professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Ferrara. Foi curador-chefe do programa Inside the Academy para a BE OPEN Foundation, editor adjunto da revista mensal “Domus”, de arquitetura, design e arte, e professor de História e Teoria de Design Ambiental na Universidade UQZM (Université du Québec à Montréal), em Montreal. Fundador do escritório multimídia zD6, Roberto Zancan é autor da obra “Corrispondenze: Teorie e storie del landscape”. Colabora frequentemente com as revistas “Architecture d’Aujourd’hui”, “GliStati Generali” e outros periódicos internacionais.

Uzal

SANTIAGO UZAL JORRO

Graduado em Direito pela Universidade Autônoma de Barcelona, Santiago Uzal Jorro tem mestrado em Gestão e Administração Pública, pela Universidade de Barcelona Virtual, e em Gestão da Qualidade em Empresas, pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC). Na Prefeitura de Barcelona, atuou na Secretaria Técnico-Jurídica do Instituto de Paisagem Urbana (1997/2005). Desde 2005, Santiago Uzal Jorro atua na Prefeitura de Castellterçol. É professor nos programas de mestrado em Gestão das Cidades e de pós-graduação em Gestão e Ordenamento do Território na Universidade Aberta de Catalunha (UOC). É coautor do livro “Gestão da paisagem urbana”.

sara

SARA MADUEÑO

Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Nacional de Engenharia, em Lima, no Peru, Sara Madueño atua na Prefeitura de Lima, onde ocupa a subgerência de Autorizações Urbanas da Gerência de Desenvolvimento Urbano. Até 2014, ocupou a presidência da seção peruana do Instituto Schiller, organismo internacional com sede em Washington. Sara Madueño atuou por dez anos na Secretaria de Assentamentos Humanos e Obras Públicas da Cidade do México, como assessora da Diretoria de Atenção e Prevenção de Emergências Urbanas. É coautora do Plano Nacional de Emergências Urbanas daquele país.

girl

Teresa Sandoval

Economista, Teresa Sandoval foi candidata, em 1992, à presidência da Generalitat (o governo autônomo da Catalunha) pelo CDS, partido de Adolfo Suarez, que foi presidente do governo na transição para a democracia na Espanha. Fez parte do Conselho Municipal de Barcelona no governo de Pasqual Maragal (1995-1999), quando criou e presidiu o Instituto da Paisagem Urbana, onde desenvolveu as Diretrizes da Paisagem Urbana e as Rotas da Paisagem – em particular, a Rota do Modernismo –, e onde fomentou parcerias público-privadas para melhorias na cidade e a preservação do patrimônio; foi conselheira do Distrito XI de relações entre Barcelona e Sarajevo durante a guerra dos Bálcãs e o período de reconstrução. Atualmente, presta assessoria a empresas na área financeira.