Diana Wiesner diz que São Paulo deveria recuperar os seus rios

A afirmação da arquiteta e urbanista colombiana Diana Wiesner, palestrante do 1º Congresso Internacional de Paisagem Urbana, foi feita em entrevista a Edison Veiga, do jornal O Estado de São Paulo.

Diana aponta semelhanças entre São Paulo e Bogotá. E indica o fato de que as duas cidades são resultado de um processo histórico de desenvolvimento coincidente. Ela ressalta que tem se dado prioridade a um sistema econômico e funcional de infra estrutura, em vez de valorizar os sistemas geográficos.

No caso de São Paulo, não se evidencia a presença de seus rios na imagem da cidade.Ainda que São Paulo conte com um enorme sistema de transporte público, o impacto da infra estrutura urbana em sua legibilidade e na escala humana de suas áreas públicas fazem da cidade um local difícil para os visitantes”, afirma Diana.  

“Entre as semelhanças São Paulo e Bogotá, está a negligência com o cuidado integral e ecológico aos rios e à negativa em utilizá-los como articuladores urbanos, espaços públicos e conectores regionais.”

É evidente que quando há vontade política para dar prioridade às questões estruturais, as mudanças nas cidades se tornam evidentes. São Paulo poderia dar prioridade à recuperação dos rios como um componente estrutural do espaço público, integrando áreas isoladas e gerando uma nova vitalidade para a cidade, uma nova maneira de percebê-la – a pé ou de bicicleta”, completa.

Tags: , ,

%d blogueiros gostam disto: