Espanhol que idealizou inovações em Barcelona é destaque em congresso

Mestre em Urbanismo Comercial em Paris, o espanhol Ferran Ferrer Viana foi o gerente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana e Qualidade de Vida de Barcelona, que preparou a cidade para os Jogos Olímpicos de 1992, Ele é um dos principais destaques entre os participantes do I Congresso Internacional de Paisagem Urbana.

Veja abaixo um vídeo em que Ferran fala de suas ideias a respeito de paisagem urbana e leia um texto escrito por ele, no qual detalha sua visão sobre o que deve ser abordado no congresso.

Ferran Ferrer Viana

“Não se trata de expor belos desenhos urbanísticos e arquitetônicos, mas de propor um marco organizador, administrativo e jurídico que permita às cidades estabelecer um modelo de proteção e melhoria da paisagem urbana, que faça convergir os interesses dos setores público e privado, em benefício da qualidade de vida dos cidadãos.

Um projeto gerador de empregos e de recursos.

Nesse Congresso, a paisagem urbana, como bem público, incorpora um valor coletivo que a faz suscetível de ser considerada como um bem de consumo. Em termos econômicos, a paisagem é um lugar de trocas, cujo consumo (uso) por parte dos cidadãos pode aumentar indefinidamente sem que sua quantidade seja reduzida.

Os projetos de sucesso de recuperação da paisagem urbana, aglutinados sob uma mesma marca ou slogan, terão de ser capazes de estimular o desenvolvimento de um patrocínio patrimonial que terá de contar inevitavelmente com a cumplicidade dos meios de comunicação e dos cidadãos. O marketing e o branding são técnicas indispensáveis a esse respeito.”

Tags: , , ,

%d blogueiros gostam disto: